PORQUE É IMPORTANTE SE VACINAR CONTRA A HEPATITE A?

PORQUE É IMPORTANTE SE VACINAR CONTRA A HEPATITE A?

22/02/2021

A inflamação no fígado causada pelo vírus da hepatite A pode provocar febre, perda de apetite, cansaço, dor na barriga, enjoo, vômito e pele ou olhos amarelados (icterícia), mas em menores de 5 anos a doença pode ser assintomática. Mas todos os infectados transmitem o vírus por muito tempo, e sua eliminação pelas fezes pode contaminar objetos, água, alimentos e infectar outras pessoas.

Apesar de ter uma duração longa (até 2 meses, em alguns casos), a hepatite A geralmente resulta em cura, mas uma minoria de pessoas evolui para falência do fígado (insuficiência hepática), o que faz com que o órgão simplesmente pare de funcionar corretamente, levando à necessidade de transplante.

A hepatite A pode ser prevenida pois existe vacina! Trata-se de uma vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.

É composta por antígeno do vírus da hepatite A, sal de alumínio amorfo, estabilizante, cloreto de sódio a 0,9%. Pode conter traços de antibiótico (neomicina).

Nos serviços privados de vacinação estão disponíveis as apresentações pediátrica e para adultos.

A sociedade brasileira de imunixações (SBIm) recomenda que a vacina seja tomada em duas doses com intervalo de seis meses. 

Fale pelo Whatsapp