POSSO TOMAR MAIS DE UMA VACINA NO MESMO DIA? SAIBA O QUE FAZER

POSSO TOMAR MAIS DE UMA VACINA NO MESMO DIA? SAIBA O QUE FAZER

22/02/2021

Uma dúvida comum de milhares de pessoas sobre vacinas é: Há algum problema em tomar mais de uma vacina em um dia só? 

Não há riscos para a saúde e receber mais de uma imunização é algo comum, previsto inclusive no calendário vacinal brasileiro. São as chamadas Vacinas Conjugadas. O objetivo é diminuir o número de injeções e reduzir os eventos adversos. A vacina da gripe (influenza), por exemplo, pode ser aplicada com outras vacinas (no mesmo momento ou dias depois, sem intervalo mínimo entre elas), não havendo interferência na produção de imunidade por ela conferida.

A vacina da gripe é feita com vírus inativados (mortos) e não interfere na ação de outras vacinas, incluindo as de vírus vivos atenuados.

Quando houver necessidade de vacinação simultânea (isto é, mais de uma vacina sendo aplicada na mesma ocasião), procedem-se as administrações com seringas diferentes. De um modo geral, as vacinas dos calendários de vacinação podem ser administradas simultaneamente sem que ocorra interferência na resposta imunológica, exceto entre a vacina contra a febre amarela e outras compostas de vírus vivos atenuados – que devem ser administradas com intervalo de 30 dias.

 

 

Fale pelo Whatsapp